SEGURANÇA NA RESIDÊNCIA






Em qualquer residência ou edifícios, devemos considerar (4) áreas de protecção:
                                                                                     
1.       Área crítica: acesso de pedestres e veículos;
2.       Área de invasão: delimitação de sua residência em relação aos vizinhos, a rua e aos muros;
3.       Área de controlo: pátios internos, jardins quadra ou qualquer espaço que exista entre os muros e a edificação;
4.       Área de parigo: portas e janelas de acesso à residência.


Estratégias que a sua família ou você pode adoptar prevenir possíveis transtornos na segurança.

Informe e conscientize a sua família dos problemas relativos a sequestros, discutindo o assunto de modo que todos contribuam na solução de eventuais problemas.
Procure conhecer os seus vizinhos: onde trabalham, horários de saída e de chegada, números de telefones e seus hábitos. Estabeleça um acordo mútuo com pelo menos dois ou três deles, para manter a sua residência sob vigilância, quando estiveres fora de casa. 

Procure fazer rodízios com seus vizinhos para levar os filhos à escola, evitando criar rotinas.
Mantenha em locais de fácil acesso os números de telefones da Polícia, Corpo de Bombeiros, Médicos da família, hospitais mais próximo, pelo menos três colegas de trabalho, vizinhos, escola, familiares, e de outros locais habitualmente frequentados pelos moradores da casa.
Esteja sempre informado sobre os locais em que se encontram seus familiares. É importante que eles também saibam onde você está. 

Contrate somente empregados com documentos e referências, que devem ser previamente chegadas. Tenha uma fotografia deles. Ela pode ser útil para eventual necessidade de identificação.
Não atenda a porta sem antes verificar quem é e do que se trata. De preferência, utilize um visor, porteiro electrónico, janela lateral, andar superior e mais, recusando encomendas, serviços e vendedores não solicitados ainda que se trate de pessoas uniformizadas. 

Marque horas com as pessoas que farão serviço na residência, exigindo sempre identificação pessoal antes de permitir o acesso e nunca as deixando sozinhas.
Mantenha controle das chaves da residência evitando que os empregados disponham de cópia.
Mantenha trancadas as portas e janelas dos ambientes voltadas para as áreas externas em que não haja movimentação de pessoas, inclusive da garagem. 

Terrenos baldios e mato alto podem se tornar-se esconderijos para bandidos. Mantenha podada a vegetação ao redor da sua casa.
Reforce a segurança de sua residência. Porteiro electrónico, Cães de guarda, chaves treta, ferrolhos e alarmes auxiliam na prevenção. 

Durante a noite mantenha acesa as luzes externas de sua residência.
Mantenha-se alerta na saída e chegada à residência, pois essas ocasiões são as mais propícias a sequestros, evitando também sair e chegar sozinho em horários avançados.

Postar um comentário

0 Comentários